Blog da Regatto

Tudo Sobre Móveis Planejados

Cozinhas Planejadas | Coifas e Depuradores

Cozinhas Planejadas são especialidades da Regatto Ambientes Planejados, que em alguns projetos dá a coifa como presente para o cliente. Nossos Consultores de Ambientes Planejados organizaram informaçõesimportantes para darmos em forma de dicas, relacionadas às cozinhas planejadas e que irão ajudar você a comprar da melhor forma móveis planejados para este ambiente cada vez mais utilizado.

Cozinha Planejada | Dicas para você comprar a melhor cozinha planejada

Cozinha planejada | A cuba ideal para sua cozinha planejada

Cozinha Planejada | Onde por o lixo

Área seca e área molhada na sua Cozinha Planejada

Cozinhar costuma ser um momento especial para as famílias, mas o cheiro que fica na cozinha planejada – e muitas vezes se espalha na casa toda – nem sempre é bem vindo. Para evitar momentos desagradáveis e garantir que os ambientes fiquem sempre perfumados, as coifas e os exaustores de ar podem fazer a diferença na sua casa ou apartamento.

Nossa equipe de Consultores de Ambientes Planejados e cozinhas planejadas da Regatto Ambientes Planejados, analisa a planta das cozinhas de clientes e orientam o que é o melhor a ser feito, avaliando as características de cada tipo de cozinha planejada.

 

Circulação de ar na cozinha planejada

Manter a boa circulação de ar na cozinha planejada é fundamental, pois além de evitar odores, ajuda a eliminar a fumaça e o super aquecimento que ocorre enquanto cozinhamos. Nada mais desagradável do que deixar a casa com aquele cheiro de gordura quando se prepara frituras e grelhados.

 

Coifas e Depuradores na cozinha planejada

Em uma coifa, o ar sugado é filtrado e expelido por meio de dutos que podem ter saída pelo teto, laterais, forro ou paredes.

Com os depuradores , o ar é aspirado e a gordura é logo bloqueada nos filtros metálicos. Os odores são eliminados nos filtros de carvão, e logo depois o ar limpo é devolvido à cozinha. Os depuradores são ótimas alternativas para quem não conta com uma saída externa.

Dica: Na maioria das vezes, a coifa é mais eficaz do que o depurador pelo fato deste não ser tão potente e de não eliminar totalmente a fumaça, cheiro e vapores gordurosos. Se você tem uma cozinha pequena, em um apartamento, provavelmente será difícil de colocar uma coifa. Se optar pelo depurador de ar, tenha o cuidado de não colocar um armário logo acima dele. Isso poderá ser um problema pois o ar que passará por ele será enviado para o armário, penetrando por frestas das portas e deixando tudo o que está dentro engordurado, pois nem sempre o depurador dá conta de filtrar totalmente o ar.

 

Depuradores de Ar na cozinha planejada

Se você usa pouco a sua cozinha, quase não faz frituras, almoça fora e com frequência pede comida pronta durante à noite, não faz sentido usar uma coifa que é mais potente e tem poder maior de exaustão. O aparelho será usado em momentos muito específicos. Lembre-se de trocar os filtros, ou pelo menos avaliar se precisam ser limpos ou trocados a cada 6 meses

 

Coifas na sua cozinha planejada

Ao optar por uma coifa para sua cozinha planejada você precisa avaliar alguns pontos importante como:

– mora em casa ou apartamento
– a cozinha planejada é grande ou pequena
– estilo de decoração da sua cozinha planejada
– frequência e tipo de uso
– qual é o tamanho do fogão ou cooktop
– será uma coifa de ilha ou de parede

Cozinhas menores ou de apartamentos necessitam de um poder de sucção menor, desde que não esteja em um ambiente integrado. Lembre-se que perguntar sobre a capacidade de saída de ar para que a coifa consiga expulsar todo o ar na mesma velocidade que suga. A freqüência que você utilizara influencia na compra. Se for instalada em um espaço gourmet a utilização não é tão freqüente. Já em uma cozinha na qual a família almoça e janta todos os dias o uso será intenso e pede uma coifa mais potente e de fácil limpeza e manutenção.

Há dois tipos de coifas para sua cozinha planejada e sua escolha depende da posição de seu fogão. Para fogões instalados da forma tradicional, utiliza-se a coifa de parede. Neste modelo a coifa é fixada na parede atrás do fogão, sendo posicionada em cima do mesmo. Já no caso de fogões que fiquem no meio da cozinha planejada em uma ilha – sem paredes ao seu redor – é instalada uma coifa tipo ilha, que é fixada no teto de sua cozinha, na laje acima do cooktop instalado na ilha. Não é interessante adaptar uma coifa com outro tipo de instalação além destes, devido aos resultados estéticos que ficam abaixo do padrão visual esperado.

Tendo em mente esse fatores técnicos, sua chance de escolher uma coifa adequada à sua cozinha aumenta. Pensando nisso o que falta é encontrar um modelo dentro das especificações que lhe agrade e fique em harmonia com sua cozinha planejada.

3 Responses

  1. rosangela duarte

    Bom dia!
    Queria pedir uma ajuda a vocês, a minha cozinha e planejada e a minha pia e fogao ficaram no lado, e preciso colocar um depurador de ar com ficção na parede ao lado, não tenho como locar uma coifa, precisa ser um depurador.
    Conto com vocês!!!!
    Atenciosamnete;
    Rosangela Duarte

Deixe seu Comentário