Os móveis planejados são a melhor opção quando o objetivo é garantir a máxima ocupação e funcionalidade dos ambientes do seu apartamento, casa e até dos ambientes do seu negócio.
Além disso, em muitos casos, podem ser considerados um investimento para toda a vida útil da sua casa ou apartamento.
Desta forma, alguns cuidados básicos na manutenção dos seus móveis planejados poderão garantir que eles durem o maior tempo possível. Confira:
- MÓVEIS PLANEJADOS: PROJETO DETALHADO
Não jogue fora o descritivo do projeto de móveis planejados que foi aprovado fora, pois ele pode conter as especificações detalhadas de acessórios e medidas, além de dicas e orientações sobre limpeza e manutenção.
- MÓVEIS PLANEJADOS: QUENTE E ÚMIDO
Grande exposição aos raios solares, exposição em ambientes abertos, como varandas gourmet por exemplo, e muita presença de umidade são fatores que diminuem a vida útil do seu móveil planejado. Por isso, evite que isso aconteça, sempre que possível.
- MÓVEIS PLANEJADOS: SOBRECARGA DE PESO
Respeite o peso que o móvel planejado pode suportar, porque exceder essa indicação pode provocar sérios danos ao material e nas partes relativas à sustentação, podendo gerar envergadura de prateleiras e até mesmo a queda de um módulo que está fixado à parede.
- MÓVEIS PLANEJADOS: LIMPEZA
Não use produtos corrosivos. O mais recomendado é o sabão neutro ou sabão de coco. O ideal é utilizar pano seco e úmido –não pode ser “encharcado”, porque o acúmulo de água pode prejudicar o móvel planejado. O mais adequado é destinar um pano exclusivamente para a limpeza dos móveis . Evite usar o pano usado para secar a louça, por exemplo, pois poderá conter resíduos abrasivos. Tenha cuidado também com esponjas duras e ásperas e com palhas de aço, que riscam e danificam a superfície dos móveis planejados.
- MÓVEIS PLANEJADOS: PRAGAS
O uso de madeiras de reflorestamento requer técnicas de preservação apropriadas contra insetos. Os fungos também podem causar danos, principalmente em áreas externas, como nos jardins. Móveis certificados costumam garantir resistência a tais pragas, mas o risco de infestação nunca é nulo, principalmente quando o móvel planejado entra em contato com algum outro móvel ou parte que esteja infectada. Quando identificar um móvel infestado, isoleo, se possível, e chame um especialista em dedetização.