Cozinha Planejada
Olá, amigos da Regatto. Hoje vamos falar e dar algumas idéias sobre os tipos de cozinhas mais comuns e o melhor jeito para aproveitar o espaço em cada uma delas. Veja qual delas é a que melhor se encaixa para sua casa.
Cozinha Planejada linear
O interessante para uma cozinha assim, seria uma parede com mais ou menos 3 metros. Esse tipo de cozinha é a mais adequada para casas e apartamentos onde o espaço disponível é estreito. A cozinha linear permite a organização de uma área de trabalho plana; podendo ainda fazer uma “ilha”, sendo que devemos lembrar de deixar pelo menos 120 cm para permitir uma boa circulação e para que portas e gavetas possam ser abertas sem problemas.
Cozinha Planejada Paralela
Este tipo de cozinha permite usar duas filas: uma de armários e uma bancadas, o que significa que você ganha espaço para arrumação e para cozinhar ao mesmo tempo. Como os móveis planejados são posicionados um em frente o outro, quer dizer que você não precisa de uma cozinha enorme para aproveitar esta disposição. Por outro lado, esta opção normalmente não permite a existência de um espaço de refeição, a não ser que seja numa extremidade da cozinha ou faça uma mesa no lugar do balcão. A cozinha paralela é o tipo de cozinha preferido entre a maioria dos grandes “chefs” de cozinha.
Cozinha Planejada em forma de U
Essa é uma das disposições mais agradáveis para uma cozinha. Tipo de cozinha para espaços grandes, tornando-os mais aconchegantes e ainda permite a colocação de muitos armários, gavetas e balcões para preparar as refeições. Nunca se esqueça de deixar espaço para circulação e manipulação das gavetas. Fique atento também nas distâncias entre o fogão, o lava-louças e a geladeira, para não sejam muito grandes ou para não retirar a dinâmica da cozinha que, no fundo, é aquilo que ela mais precisamos: fácil mobilidade e praticidade.
Cozinha Planejada em forma de L
Em termos de disposição de cozinhas, esta é uma das mais populares É a solução perfeita para aproveitar os cantos, principalmente quanto à instalação de armários e gavetas, que terão de ser planejados e feitos à medida para não perder espaço. A disposição em L permite ainda a integração uma de uma “ilha”, como veremos a seguir.
Cozinha Planejada com ILHA
Com exceção da cozinha paralela, a “ilha” pode ser adicionada a qualquer uma das disposições acima descritas; construída com base nos mesmos materiais utilizados nos armários e na bancada, é colocada a meio da cozinha e tem múltiplos usos: espaço de refeição, bancada de trabalho, de convívio ou mesmo para cozinhar, sendo muito utilizada para colocar a placa do fogão e o exaustor (certifique-se que este último esteja a uma altura que não interfira com a linha de visão) ou até o lava-loiça; a zona inferior da ilha pode e deve ser aproveitada para guardar bancos de apoio, para embutir armários, gavetas ou prateleiras abertas; para que a ilha não acabe por ser um grande incômodo devem existir, pelo menos, 120 cm de espaço livre a rodeá-la.