Blog da Regatto

Tudo Sobre Móveis Planejados

Cozinha Planejada | Onde por o lixo

Ter uma cozinha planejada ou cozinha sob medida parece ser a solução perfeita para ter um ambiente planejado bonito, prático e funcional. Algumas novidades em móveis planejados vêm para facilitar a realização de tarefas rotineiras de quem utiliza uma cozinha, como gavetas elétricas, organizadores de talheres e porta-vinhos embutido.

Já vimos em posts anteriores dicas para comprar uma boa cozinha planejada e mais detalhes sobre como escolher a melhor cuba para a sua cozinha planejada. Neste post vamos tratar da questão do lixo na cozinha.

Um dos exemplos entre as novidades em cozinhas planejadas é o cesto de inox embutido com separação de materiais recicláveis. Além de deixar a cozinha ecologicamente correta, ele “esconde” o lixo que costuma ficar no lixinho em cima da pia. Fixados dentro do módulo com portas, três recipientes com divisões para vidro, restos de alimentos e latas deslizam em uma corrediça. Para acessá-los, é preciso primeiro abrir o armário.

Cozinha Planejada com Lixo Embutido

Neste caso, o benefício direto é você ter mais espaço livre na sua pia. Porém se você utilizar este lixo embutido para colocar lixo orgânico, obrigatoriamente terá que retirar o lixo diariamente para evitar o mau cheiro proveniente do apodrecimento do material orgânico.

Para este tipo de lixo embutido, o ideal é que você adicione somente lixo reciclável, como embalagens, papéis, plástico. Lembre-se de limpar as embalagens dos restos de alimento para também evitar mau cheiro no compartimento.

Agora, se na sua casa ou apartamento, o uso da cozinha é frequente e se você tem filhos ou se mais de 2 pessoas convivem juntas, o volume de lixo será grande e você terá que retirá-lo diariamente de qualquer forma para ter um ambiente mais higiênico e livre do mau cheiro.

Cozinha Planejada com separação de lixo orgânico e reciclável

É muito comum ter uma área de serviço próxima à cozinha planejada. Se possível, você poderá ter 2 cestos de lixo grandes que poderão ser embutidos ou estar em uma área reservada especialmente para isso. Ter quatro recipientes para lixo ocupa muito espaço e por isso é mais comum haver a separação entre orgânico e reciclável. O seu condomínio ou bairro precisa ter coleta seletiva de lixo ou pelo menos áreas distintas para depositar o lixo orgânico e o lixo reciclável.

Neste caso, se você preparar corretamente o seu lixo reciclável, irá facilitar a separação do lixo feita por cooperativas de catadores de lixo.

1 Response

Deixe seu Comentário