Blog da Regatto

Tudo Sobre Móveis Planejados

Cozinha planejada | A cuba ideal para sua cozinha planejada

Cozinhas Planejadas possuem muitos detalhes para serem avaliados e o ideal é ter profissionais com conhecimento e experiência em móveis planejados e projetos de cozinhas planejadas, assim como os especialistas da Regatto Ambientes Planejados.

cozinha planejada moveis planejados residencias ambientes planejados regatto 02

Já vimos aqui no site dicas sobre listar e medir todos os eletrodomésticos que estarão na sua cozinha planejada, além dos seus hábitos de uso para poder adequar todos os espaços da sua nova cozinha planejada de forma produtiva e eficaz no seu dia-a-dia. Agora vamos para outro detalhe importante: dicas de como escolher a cuba ideal para a sua cozinha planejada.

 

Cozinha Planejada – volume de louça no dia-a-dia

Se a sua família é pequena ou se você mora com seu cônjuge ou parceiro, provavelmente o volume de louça no cotidiano da sua casa não será muito grande. Ainda mais se todos trabalharem fora de casa e tiverem o hábito de almoçar no trabalho ou comer fora.

Se você mora em apartamento ou numa residência com cozinha pequena e não tem planos de ter filhos, pelo menos pelos próximos 5 anos, então o ideal é que você tenha uma cuba pequena, para que possa ter mais espaço na sua pia, para preparar refeições e até mesmo ter uma máquina de lavar louças ou outros eletrodomésticos.

Agora se você tem filhos, ou almoça com frequência na residência, o volume de louça será maior e o fato de ter uma cuba dupla ou mais larga e profunda irá ajudar bastante, impedindo que ser forme aquela “montanha de louça suja” que ocupa todos os espaços da sua pia.

 

Cozinha Planejada – profundidade da cuba

Sua cozinha planejada poderá ter gavetões, muito utilizados para guardar panelas e outros utensílios do cotidiano da cozinha. Porém se a sua cuba for dupla ou se tiver uma cuba muito profunda, você irá perder espaço útil na parte abaixo da pia. Há gavetões com formato adaptado para “encaixar” o espaço do sifão e da cuba quando fechados.

Outra estratégia também muito utilizada é usar uma porta que abre de cima para baixo, chamada de basculante, com um acessório chamado pistão à gás, e assim aproveitar melhor os espaços entre sifão e cuba. Porém isso poderá ser um problema se você tiver crianças pequenas em casa que poderão se dependurar nesta porta, quebrando o mecanismo.

Para evitar isso há diversos tipos de pegadores e travas que dificultam o acesso das crianças. Vale lembrar que o Termo de Garantia de móveis planejados não garante o móvel planejado em casos de mau uso.

 

Cozinha Planejada – cuba de louça, acrílico ou aço inox?

Existe uma grande variedade de modelos de cubas para cozinhas planejadas em diversos materiais, tais como aço inox, louça e acrílico colorido. As peças mais procuradas são as de aço inox e louça devido à manutenção e limpeza mais simples. Outro fator importante é a espessura da chapa de inox, sendo mais resistente em espessuras maiores. A limpeza deverá ser feita com buchas macias e materiais não corrosivos.

 

Cozinha Planejada – distância ideal da cuba em relação ao piso

A altura padrão varia entre 85 e 93 cm, porém você deverá colocar numa altura ideal para a estatura de quem utiliza a pia com a maior frequência. Se quem usar mais for baixinho, nada impede de ter uma pia na sua cozinha planejada com 70cm de altura. Se você for mais alto, pode fazer até com 95 cm. Enfim, experimentem alturas diferentes antes de aplicar a pia na parede ou montar uma ilha no centro da cozinha planejada.

Na próxima semana iremos publicar dicas sobre o lugar ideal para o lixo na sua cozinha planejada. Até lá.

2 Responses

Deixe seu Comentário