Blog da Regatto

Tudo Sobre Móveis Planejados

Área seca e área molhada na sua Cozinha Planejada

Ao fazer o projeto da sua cozinha, você deverá  levar em consideração a localização e tamanho da área seca e da área molhada na sua pia.

Os profissionais da Regatto Ambientes Planejados estão capacitados à orientar da melhor forma possível sobre como organizar estes espaços e vamos deixar aqui algumas dicas. Dicas sobre eletrodomésticos, o tamanho ideal da cuba e sobre a localização do lixo na sua cozinha planejada.

 

Cozinha Planejada – Área Seca

Pense bastante na sua rotina e nos espaços que você precisa utilizar ao entorno do seu fogão, principalmente se você estiver usando fogão embutido ou cooktop,  pois se você não pensar adequadamente no espaço que precisa, ficara bastante incomodado com a falta de espaço na hora de preparar os alimentos.  A área seca, sempre que possível, deverá estar próxima ao fogão ou cooktop.

Avalie a necessidade real de ter uma cuba dupla, pois ela irá utilizar um bom espaço da pia, roubando uma parte de sua área de trabalho. Se você tiver uma máquina de lavar louça o ideal é conseguir embutí-la, abaixo da pia

Cozinha Planejada – Área Molhada

Sobre a área molhada da pia, você deverá avaliar o espaço que deseja utilizar com escorredor de pratos e louças. Há algumas soluções onde temos o escorredor embutido no armário que fica imediatamente acima da pia. Porém isso se aplica para pouca louça ou principalmente os pratos, copos, xícaras e talheres do dia-a-dia. Assim já ficam guardados no próprio escorredor que fica dentro do armário.

 

Cozinha Planejada – Ganhando espaço na sua pia

Hoje podemos contar com vários acessórios, para ganharmos espaço. Uma dica valiosa são os práticos escorredores de louças em inox, que são fixados na parede por uma barra de inox, acima da pia. Práticos, duráveis e não ocupam muito espaço. Alem do escorredor, tem outros acessórios como porta talheres e porta detergente.

 

4 Responses

  1. Gisele

    Olá, você poderia me dizer se é necessário projetar uma área molhada no granito no caso de uma cuba de sobrepor? Estou pensando em não fazer essa área molhada porque acho mais bonito sem. Será que terei problemas futuros?

    1. Michel

      Acho importante a área molhada pela praticidade na área de trabalhar com água. Aonde você coloca o escorredor precisa ter vazão para água não escorrer pelos móveis. Mas se não quiser área molhada, é melhor que a cuba seja de embutir pois assim fica mais fácil empurrar água para dentro da cuba.

      1. roselaine

        Tbem pensei na vazão da água da louça e vi que existem escorredores de louça com bandeja coletora, se apenas esse seria meu problema acho que posso resolver com esse escorredor. Tbem pensei numa pingadeira com 2 cm pra caso aja algum acidente aquatico kkk .O que vc acha?

  2. roselaine

    Oi Gisele, estou com o mesmo problema e preciso de ajuda nisso. Vou ficar aguardando a reposta assim como vc . Não quero area molhada, moro sozinha e acho que não terei problemss, mas todos que converso dizem que vou me arrepender, por isso gostaria da ajuda de um profissional pra me tirar desse dilema. Com ou sem area molhada?

Deixe seu Comentário